sábado, 20 de setembro de 2008

Derrocada e Reconstrução de um Reinado em suas Próprias Fronteiras



...então em batalha, ...


O Comandante é derrubado, ... traído por seus assessores, ... o levaram a derrocada política.

Para um capitão um afastamento do front se fez preciso, naquele momento, ... era o momento do jogo político, ... era o momento da afirmação do poder.... talvez o momento errado... mas era necessário um afastamento.
Os momentos não escolhemos... eles acontecem,... perigosos momentos,...

Tudo estava certo, tudo ocorria com louvores, mas ... apesar das boas intenções, há sempre motivos escusos ... inocência é pensar que artimanhas não acontecem,... inocência é pensar que equipes de combate vitoriosas, não são desejadas, ... inocência é pensar que a inveja não atordoa os incompetentes a cada vitoria do invejado.
... a traição ...
Chacais estavam o tempo todo planejando a ascensão.
Os chacais então atacam, pouco entendem do novo território, mas atacam, querem demarcar território, destruindo fronteiras, demonstrando o novo poder,... o poder apenas pelo poder,... não existe a competência.

Com seu poder político imposto tal qual a ditadura define,... enfraquecem a liderança dos então capitães nas zonas de combate, começando pela principal delas, ... desarticulando a região de batalha,... aproveitando então a ausência do capitão no momento.
Liderados são desarticulados, ... perdem a referência. Alguns, no entanto, demonstram lealdade ao líder antigo, seu capitão de batalhas. Outros articulam a derrocada deste, para sua própria oportunidade de assumir a liderança. E outros já combatentes sem partido, que ainda se faziam necessários, continuam sem se importar com nada, apenas esperando para ver o que acontece. (As conquistas da equipe de combate, em geral, tinham plenitude pela sapiência do capitão em comando)
Os chacais no entanto,... percebem que apoiados apenas no reinado do novo império, não terão sucesso,... é necessário o compromisso do antigo capitão. Talvez, pelo seu domínio ou por ser um líder em plenitude, ... sabem que é preciso entender para então dominar o território.
... objetivos maiores ....
A desarticulação continua em outras zonas de combate , era apenas o início de uma grande transformação (Capitães caem em batalha, são instituídos chacais ao poder - principalmente aqueles que obedecem sem perguntar ou se importar). A intenção que surgem, ninguém percebe, que não é do momento, esta foi articulada a muito tempo.
A questão é maior, além da visão ínfima de uma zona de combate, ... é questão política, ... é questão de articulação de grande poder. Envolve as riquezas - em mente está o resultado da ganância financeira. Os poderosos definem que o grupo de combate apenas é recurso para suas conquistas, ... são substituíveis. Em sua visão basta trocá-los, não interessa os resultados gerados, não importa para que fim se destina, não importa a competência e os impactos sócio econômicos do reinado.

Neste momento a busca pelo poder e riqueza é o único interesse. É o momento da irracionalidade, a razão não interessa. Se pessoas são, se valorosos são, não interessa, “são apenas recursos”.


... visões contrárias ...

“Mas os combatentes e seu antigo capitão, não pensam assim.”


O capitão, ainda líder sabe: , .... da subjugação, ... da intenção, ... do abuso. Mas já não tem poder, não tem o apoio do comandante, o apoio político para enfrentar e demonstrar o que é importante, ninguém está interessado. Foi isolado, e só é importante para o novo reinado, até que possa ser substituído.
Está suportando, ... estrategicamente, ...se fortalecendo,... reconstruindo e destruindo ao mesmo tempo.
Mas as batalhas são assim, ... quando os recursos de inteligência não estão no planejamento, ... ou são afastados pelos chacais, ... quando as intenções não estão claras, propositalmente pelos traidores, que buscam a causa própria, a sua única e exclusiva ascensão ao poder, custe o que custar.


... erros explícitos ...


Se o comandante se apoio numa única visão, sem levar em consideração as visões e opiniões de todos os capitães,... sua tendência é a queda.

É necessária uma visão ampla, é necessário análises constantes, avaliações situacionais, estar cercado por sábios, e buscar seu apoio incondicional, excluir incompetentes no momento certo, pois a todo momento, os suportes devem ser avaliados, em suas intenções, em seus compromissos. A reconstrução silenciosa, muitas vezes não é percebida, são muitos os pontos estratégicos necessários para o reequilíbrio.

Mas numa sociedade em que poucos pensam no coletivo, dificilmente se ganham batalhas. Para construir um grande império, é preciso que haja um senso em comum.

Não há valoração do rei, quando o mesmo não se faz carismático e prestativo com seus liderados.


... a busca pela consciência ....


Quando ainda não se pode entender o todo, a intenção total (seja pela falta de informações ou quando estas parecem ser duvidosas, escusas) e mesmo quando parece haver muito interesse pessoal em cada ação, não é possível a solidificação de objetivos.É preciso avaliar a situação a cada momento, entender para tomar decisões, e, aos poucos, reconstruir. Difícil está em confortar os combatentes, quando estão desacreditados, sem perspectivas. Difícil está em identificar um meio para convencer o novo comando, para garantir ações eficazes, para demonstrar a importância de combatentes leais e com conhecimento do campo de batalha. Difícil é reconstruir postos de lideranças, quando o novo comando quer mais a derrocada do reino e sua ascensão ao poder.


...então reconstruir...



Talvez a solução seja assumir o comando, obter o apoio político necessário, de forma a garantir uma nova visão, a reconstruir com liderados leais, a posicionar novos capitães em setores estratégicos. (É necessário posicionar-se politicamente, ... é necessário escolher um classe confiável).
Ou
Talvez a solução seja a busca por um novo reino, apoiando um rei a que se confie, cuja causa seja condizente com a sua própria. (Pertencer então a outro reinado).
...
Assim, aos poucos, é necessário avaliar o caminho que se apresenta e então definir estratégias mais condizentes com as oportunidades que surgem a cada dia.

A batalha não causou uma aparente derrota, pois foi interna ao reinado, mas feriu muitos, atingiu princípios de moral e de ética. Sim ... é uma reconstrução, ... reflexo da constante mudança em certas classes políticas .

Porém não há de se desacreditar nos princípios que o antigo capitão leva consigo, ... mas há de se acreditar que comandos e reinados dignos surgirão, pelo qual valerá a pena desbravar novas e grandes batalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário